quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Debate sobre o golpe no Paraguay


Aconteceu na ultima sexta (10/08/2012), em Foz do Iguaçu, o rico debate sobre o golpe no Paraguay que apontou algumas causas e consequências de tal golpe.
        Uma das causas é, sem duvida, a "neutralidade" de Lugo, como disse o camarada Edmílson Costa (Membro do CC do PCB) "Não se pode acender uma vela pro santo e outra pro diabo e achar que vai agradar os dois.", ou seja, Lugo sofreu o golpe pois não atendeu as demandas da burguesia, mas o golpe só foi concretizado pois não tinha apoio popular por inteiro.
Uma, das dezenas de consequências do golpe, é o imperialismo e sua sede por riquezas naturais, está claro os objetivos da construção de uma base militar norte-americana no Paraguay (divulgado inclusive no wikileaks) e assim, com esta base militar, ter o "controle" de todo o cone sul da América Latina. Porém, além disto, visa também intimidar os governos anti-imperialistas que se levantam na América Latina, como a Venezuela com Chávez por exemplo. Pode soar como "teoria da conspiração" mas já são 47 bases militares estrangeiras na América Latina, pra que toda esta "segurança"? E, coincidentemente, em locais importantes como a Amazônia e agora a região do Aquífero Guarani?
A solidariedade com o povo paraguaio no intuito de derrubar o golpe é importante não só para frear mais este avanço imperialista na América Latina, mas também para demonstrar o nosso repúdio ao golpe e, com isto, evitar que aconteça o que aconteceu em 1964 onde um golpe militar desencadeou uma série de outros golpes por toda a América Latina.
        A UJC-Cascavel esteve presente no debate com a intenção de entender melhor o que se passa no Paraguay e como forma de prestar solidariedade ao povo Paraguaio.



União da juventude comunista - Ousar lutar, ousar vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário